RADIO DRYKKO-NEM

quinta-feira, 18 de julho de 2013

TUDO SOBRE Muhammad Ali BOXE






  1. Muhammad Ali
  2. Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr., é um ex-pugilista norte-americano. Foi eleito "O Desportista do Século" pela revista americana Sports Illustrated em 1999. Wikipédia
    Nascimento: 17 de janeiro de 1942 (71 anos), Louisville, Kentucky, Estados Unidos
    Altura: 1,91 m
    Peso: 107 kg
    Cônjuge: Yolonda Williams (desde 1986), Veronica Porsche Ali (de 1977 a 1986), Belinda Boyd (de 1967 a 1977), Sonji Roi (de 1964 a 
     1966)Mais

    Muhammad Ali

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Ir para: navegação, pesquisa
    Text document with red question mark.svg
    Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2012)
    Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

    Muhammad Ali Boxing pictogram.svg
    Informações pessoais
    ApelidoThe Greatest
    CategoriaPeso-Pesado
    NacionalidadeEstadunidense
    Data de nascimento17 de janeiro de 1942 (71 anos)
    Cidade natalLouisville, Kentucky
    EstiloOrtodoxo
    Cartel
    Lutas61
    Vitórias56
    Vitórias por nocaute37
    Derrotas5
    Empates0
    Desistências0
    Medalhas
    Olimpíadas
    OuroJogos Olímpicos de Roma-60Peso meio-pesado
    Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr. (Louisville, 17 de janeiro de 1942), é um ex-pugilista norte-americano. Foi eleito "O Desportista do Século" pela revista americana Sports Illustrated em 1999.
    Nascido no estado do Kentucky, começou vencendo os Jogos Olímpicos de 19601 . Conquistou o título de campeão dos pesos pesados ao derrotar Sonny Liston em 1964. Perdeu o título em 1967 e foi proibido de atuar por três anos e meio por ter se recusado a lutar no Vietnã. Recuperou o posto ao ser reabilitado, mas logo perdeu para Joe Frazier. Ganhou de novo o título em 1974 ao vencer George Foreman em luta realizada no Zaire (retratada no documentário "Quando éramos Reis"), perdeu-o em 1978 para Leon Spinks e em seguida retomou-o de Spinks. Retirou-se do boxe quando ainda era campeão.
    Muhammad Ali atualmente.
    Foi o único boxeador que até hoje suportou 12 assaltos com o maxilar quebrado (luta com Ken Norton, em 1973). Converteu-se ao Islamismo (mudando de nome para Muhammad Ali-Haj) e lutou contra o racismo. Muhammad Ali pode ser considerado o primeiro esportista a aliar marketing com política. Exemplo disso foi seu desempenho antes da luta com George Foreman no Zaire. Ali utilizou todo seu conhecimento do pan-africanismo para se colocar como o lutador da África, enquanto Foremam ficou como simbolo da alienação negra americana, episódio este retratado no filme "Quando Éramos Reis", de 1974. Ali entrou para história da década de 60 quando se negou a lutar na Guerra do Vietnã. "Nenhum vietcongue me chamou de crioulo, porque eu lutaria contra ele?".
    Muhammad Ali tem a doença de Parkinson, diagnosticada no início da década de 1980. Em 2010, Ali foi a Israel para tratar a doença. O trabalho é feito com células tronco adultas. Os testes até então realizados com ratos tiveram sucesso, mas sua eficácia em seres humanos ainda será testada.[carece de fontes?]
    Em 2001, Will Smith interpretou Muhammad Ali no filme Ali.
    Por diversas vezes anunciou-se a luta entre Ali, o campeão mundial do profissionais, contra o cubano Teófilo Stevenson, campeão mundial dos amadores e campeão olímpico, mas devido a problemas técnicos e políticos essa luta jamais ocorreu.
    Em 2010 Muhammad junto com a cantora Christina Aguilera fizeram a propaganda em prol das vítimas do terremoto que destruiu o Haiti.

    Índice

     [esconder

    Infância e carreira amadora[editar]

    Cassius Marcellus Clay, Jr., nasceu em 17 de janeiro de 1942 em Louisville, Kentucky. O mais velho de dois meninos, ele foi nomeado por seu pai, Cassius Marcellus Clay, Sr., que foi nomeado após o político abolicionista de mesmo nome. Seu pai pintava outdoors, e sua mãe, Odessa O'Grady Clay, foi uma empregada doméstica. No entanto, o Cassius Sr. era um metodista, aceitou que Odessa convertesse Cassius Jr. e seu irmão Rudolph "Rudy" Clay (depois renomeado Rahman Ali) como batistas. Ele era descendente de escravos americanos na América sulista, e é predominantemente descendente de afroamericanos, com ancestrais irlandeses e ingleses.
    Clay teve seu primeiro contato com o boxe do chefe de polícia e técnico de boxe Joe E. Martin em Louisville, que o encontrou com 12 anos batendo em um ladrão que estava roubando sua bicicleta. Ele disse ao oficial que ele estava fazendo "whup" no ladrão. O oficial lhe disse para aprender boxe. Nos seus últimos quatros anos de carreira amadora Clay tinha treinado com Chuck Bodak.
    Clay ganhou seis títulos Golden Gloves de Kentucky, dois títulos Golden Gloves nacionais, e o título nacional do Amateur Athletic Union, e a medalha de ouro do Meio-Pesado nas Olímpiadas de Verão de 1960 em Roma. O recorde amador de Clay foi 100 vitórias com apenas cinco derrotas.

    Cartel[editar]

Nenhum comentário:

Postar um comentário